Olá pessoal!

Criei este blog com o objetivo de trocarmos experiências dentro dos projetos de aprendizagem na nossa Escola! Vamos publicar aqui todas as atividades de Língua Portuguesa que formos realizando durante o desenvolvimento dos nossos projetos! Espero que vocês gostem desse tipo de trabalho! E não esqueçam que temos que criar os blogs com os projetos de vocês!!!!
“ESQUEÇA ....

Esqueça os dias de nuvens escuras ...
Mas lembre-se das horas passadas ao sol.

Esqueça as vezes que você foi derrotado ...
Mas lembre-se das suas conquistas e vitórias.

Esqueça os erros que já não podem ser corrigidos ...
Mas lembre-se das lições que você aprendeu.

Esqueça as infelicidades que você enfrentou ...
Mas lembre-se de quando a felicidade voltou.

Esqueça os dias solitários que você atravessou ...
Mas lembre-se dos sorrisos amáveis que encontrou.

Esqueça os planos que não deram certo ...
Mas lembre-se de ...

SEMPRE TER UM SONHO ...”

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Atividade sobre Erico Verissimo

Olá pessoal!! Como atividade da semana da Literatura vamos conhecer um pouco mais do nosso autor Erico Verissimo! Gostaria que vocês pesquisassem um pouco sobre a vida dele. Logo após façam o texto escrito para colocarmos em exposição na nossa Manhã da Literatura e depois publiquem o texto de vocês aqui no blog. Enquanto isso, aqui na sala do Escuna vamos montando o nosso painel que estará em exposição aqui no nosso blog.
Vamos lá!!! Mãos à obra meus amores!!! Quero ver coisas muito bonitas!!! Vocês são maravilhosos!!! Beijos, beijos beijos...

12 comentários:

Unknown disse...

Erico Verissimo
Erico Verissimo nasceu em Cruz Alta (RS) no dia 17 de dezembro de 1905,filho de Sebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes Verissimo. Erico Verissimo morreu no dia 28 de novembro de 1975. O acidente porém quando chega a ocorrer vem como apanágio de um processo cujas tramas foram muito bem explicadas nas quase duzentas páginas que o prepararam.
Em 1909 com menos de 4 anos vítima de meningite, agrava por uma broncopneumonia, quase vem a falecer. Salva-se graças a interferencia do DR. Olindo de Oliveira, renomeando pediatra que veio de Porto Alegre especialmente para cuidar de seu problema.
Em 1920, vai estudar, em Regime de Intenato.

Texto elaborado por Tâniela e Thalya.

Lara Marques disse...

Erico verissimo


Erico Lopes Verissimo nasceu em Cruz Alta (RS) no dia 17 de dezembro de 1905, filho de Sebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes Verissimo.
E m 1909, com menos de 4 anos, vítima de meningite, agravada por uma broncopneumonia, quase vem a falecer.
Inicia seus estudos em 1912,
Seus pais separam-se em dezembro de 1922.
Anos depois,de volta ao brasil,1956,lança"gente e bicho",coleçao de livros pra crianças,Sua filha casa-se com David Jaffe e vai morar nos Estados Unidos. Dessa união nasceriam seus netos Michael, Paul e Eddie.
Em 1957, publica “México”, onde conta as impressões da viagem que fizera àquele país.
O escritor falece subitamente no dia 28 de novembro de 1975, deixando inacabada a segunda parte do segundo volume de suas memórias, além de esboços de um romance que se chamaria “A hora do sétimo anjo”.

texto elaborado por:Rocielli Nunes,Beatriz Lopes

Lara Marques disse...

Nós somos Vinicius e Matheus alunos da professora Lara da turma 62

Erico Verissímo

Nascimento

Erico Lopes Verissímo nasceu em
(1905-1975)-natural de Cruz Alta-RS.Escritor de estilos simples,exelente contador de histórias,uma das grandes expressões da moderna ficção brasileira.Na sua maneira cinematográfica de apresentar as histórias,Erico Verissímo ampliou os romances,focalizando
o homem conteporâneo divorciado
da religião,economicamente,exerceu
várias atividades profissionais :foi ajudante do comércio,bancário,balconista de farmácia e desenhista na inprensa gaúcha.
Morreu em 28/11/1975

Obras

Clarisse
Caminhos Cruzados
Musica ao Longe
Um lugar ao sol
O resto é silencio
Olhai os lírios do campo
Saga
O tempo e o vento
O continente,o retrato,o arquipélago
O senhor enbaixador
O prisioneiro
Incidente em Antares
Solo de Clarineta.

Lara Marques disse...

Erico Verissimo-Biografia
Erico Lopes Verissimo nasceu no dia 17 de dezembro de 1905 filho de Sebastião Verissimo da Fonseca e Abigahy Lopes Verissimo.
Em 1909,com menos de 4 anos,vitima de meningite, agravado por uma broncopneumonia,quase vem a faleceu.Salva-se graças a interfêrencia do Dr.Olinto de Oliveira,renomado pediatra que veio de Porto Alegre especialmente para cuidar de seu problema.
Inicia seus estudos em 1912,frequentado simuntante,o colégio elementar Venacio AIres daquela cidade,e a aula Mista Particular da professora Margarida Pardelhas.Nas horas vagas vai ao cinema biografo ideal ou vê passar o tempo na farmacia Brasileira,de seu pai.
Em 1920,vai estudar em regime de internato no colégio Cruzeiro do Sul,de orientação protestante, localizado no bairro de teresópolis,em Porto alegre,tem bom desempenhonas aulas de literatura,inglês,francês e no estudo da Blibia.
Marcelo e Julio.

Lara Marques disse...

Erico Verissimo -biografia
Erico Verissimo nasceu em crus alta (rs) no dia 17 de dezenbro de 1905,filho de de familia rica que se arruinou economicamente ,foi obrigado a exercer varias profisões em 1935 radicou-se em Porto Alegre ,onde trabalhou em jornais . Mais tarde lecionou literatura na universidade de berkeley -EUA.
Seus pais se separaram em dezenbro de 1922 aos seus 17 anos.
Suas principais obras foram...
clarissa (1933)
caminhos cruzados (1935)
musica ao longe (1935)
olhais os lirios dos campos (1938)
o resto é silÊncio (1943)
ele morreu em 1975 na cidade de Porto Alegre .

NOME Daniel,Patrick

Lara Marques disse...

Erico Verissimo -biografia
Erico Verissimo nasceu em crus alta (rs) no dia 17 de dezenbro de 1905,filho de de familia rica que se arruinou economicamente ,foi obrigado a exercer varias profisões em 1935 radicou-se em Porto Alegre ,onde trabalhou em jornais . Mais tarde lecionou literatura na universidade de berkeley -EUA.
Seus pais se separaram em dezenbro de 1922 aos seus 17 anos.
Suas principais obras foram...
clarissa (1933)
caminhos cruzados (1935)
musica ao longe (1935)
olhais os lirios dos campos (1938)
o resto é silÊncio (1943)
ele morreu em 1975 na cidade de Porto Alegre .

NOME Daniel,Patrick

Lara Marques disse...

Erico Lopes Verissimo nasceu em Cruz Alta (RS) no dia 17 de dezembro de 1905, filho de Sebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes Verissimo.

Em 1909, com menos de 4 anos, vítima de meningite, agravada por uma broncopneumonia, quase vem a falecer. Salva-se graças à interferência do Dr. Olinto de Oliveira, renomado pediatra, que veio de Porto Alegre especialmente para cuidar de seu problema.

Inicia seus estudos em 1912, freqüentando, simultaneamente, o Colégio Elementar Venâncio Aires, daquela cidade, e a Aula Mista Particular, da professora Margarida Pardelhas. Nas horas vagas vai o cinema Biógrafo Ideal ou vê passar o tempo na Farmácia Brasileira, de seu pai.

Aos 13 anos, lê autores nacionais — Coelho Neto, Aluísio Azevedo, Joaquim Manoel de Macedo, Afrânio Peixoto e Afonso Arinos. Com tempo livre, tendo em vista o recesso escolar devido à gripe espanhola, dedica-se, também, aos autores estrangeiros, lendo Walter Scott, Tolstoi, Eça de Queirós, Émile Zola e Dostoievski.
somos os alunos: Mauro e Luiz artur

Lara Marques disse...

Erico Verissimo nasceu,em 17 de dezembro de 1905 em Cruz Alta e morreu em 28 de novembro de 1975 (69 anos )
Em 1909 com menos de 4 anos ,vitíma de meningite agravada por uma broncopneumunia,quase veio a falecer
Inicia seus estudos em 1912 frenquentando,simultenêamente,o colégio Elementar Venâncio Aires ,daquela cidade, e a aula mista particular,da professora Margarida Pardelhas.
Aos 13 anos,lê autores nacionais-Coelho Neto, Aluísio Azevedo,Joaquim Manoel de Macedo,Afrânio Peixoto e Afonsio Arinos .
Em 1920,vai estudar em regime de internato,no colégio,Cruzeiro do Sul de orientação protestante locolizada no bairro de Teresopólis,em Porto Alegre
Erico era filho do farmacêutico Sebastião Verissimo e da dona-de-casa Abigahy lopes Verissimo,ambos tradicionais de famíliar gaúchos .
Seus pais semparam-se em dezembro de 1922 Verissimo e sua família se mudam para Porto Alegre,e ele começa a trabalhar no Banco do comércio,como chefe da carteira de descontos,em 1925.Tomou gosto pela música lírica,que passou a ouvir na casa de seus tios Catarino e Maria Augusta

Obras de Verissimo

contos: fantoches,As mãos de meu filho, o ataque e os devaneios do general !
Romances:Clarissa (1933)
Caminhos cruzados (1936)
Música ao longe (1936)

Autobiografias
O escritor diante do espelho -1966
Solo de clarineta (1973)


Texto : escrito por - Francine Geremias Gonçalves & Amanda Machado de Oliveira . da Turma -62-

Unknown disse...

O escritor modernista da segunda fase Érico Veríssimo (1905-1975) era de uma família arruinada financeiramente e exerceu várias profissões na juventude. Farmacêutico, sua farmácia faliu porque: a) se desentendia com os fregueses, b) recusava-se a vender certos remédios, c) passava o tempo todo lendo Ibsen e escrevendo no papel de embrulho da farmácia e principalmente porque d) havia uma garota de olhos azuis que morava na frente da farmácia, Mafalda, com quem se casaria e teria seus dois filhos. Deixou o interior do RS após a separação dos pais e foi para POA, onde foi jornalista e secretário de revista.

Trabalhando na Livraria do Globo, tornou-se grande amigo de Henrique Bertaso, filho do dono, de quem escreveu uma biografia. Veríssimo traduzia e trabalhava durante a semana e escrevia durante os fins de semana. Até a publicação de Olhai os Lírios do Campo, Veríssimo não tinha popularidade. Fortemente antifascista, assinou um manifesto em 1935 contra o fascismo e isso lhe rendeu algumas (falsas) acusações de comunista. Sentindo-se sufocado pelo Estado Novo, aceitou em 1943 um cargo como professor universitário nos EUA (e ele nem sequer completara oficialmente o segundo grau) e foi ensinar na Universidade de Berkley, na Califórnia. Viajou muito, especialmente quando nos anos 50 teve um cargo na União Pan-Americana. Teve vários enfartes e um lhe foi o fatal em 1975. Não chegou a completar o segundo volume de sua autobiografia, Solo de Clarineta, que seria uma trilogia.

Entre suas obras mais famosas estão Clarissa, Música ao longe, Caminhos Cruzados, Um lugar ao Sol, Olhai os Lírios do Campo, Saga e O resto é silêncio (primeira fase, romances urbanos); O Tempo e O Vento (a mais famosa), dividido em três partes: O Continente, O Retrato e O Arquipélago (segunda fase, romances históricos); O Senhor embaixador, O prisioneiro e Incidente em Antares (terceira fase, romances políticos). Escreveu também Noite (a ovelha negra de sua bibliografia, como ele chamava) e outras coisas: livros infantis, roteiros de viagem, biografias, uma autobiografia (a excelente Solo de Clarineta) e um livro sobre a Literatura Brasileira.

Algumas curiosidades:

1. O ambiente que Érico Veríssimo usava para escrever era esse: uma sala escura e praticamente vazia, onde havia apenas uma velha máquina de escrever numa escrivaninha quase vazia, um cabide para pendurar chapéu, bengala e guarda-chuva e uma escarradeira.
2. O título original de O Tempo e O Vento seria Encruzilhada. Sofrendo de bloqueio de escritor após O Retrato, Érico Veríssimo aceitou um emprego nos EUA para, entre outros motivos, não precisar escrever O Arquipélago.
3. Algumas das obras de Veríssimo são reedições: Ana Terra e Um Certo Capitão Rodrigo são extratos de O Continente, enquanto A ponte é um extrato do livro de contos O Ataque.
4. Os nomes usados por Érico Veríssimo em seus primeiros romances não são originais. Tanto os sobrenomes "Terra" quanto "Cambará" já haviam sido usados em romances da primeira fase.
5. Veríssimo testava seus livros infantis da melhor maneira possível: contava as histórias aos filhos de Henrique Bertaso e, se eles gostavam, então era porque a história era boa. E a história era publicado pelo próprio Bertaso, que era seu editor.
6. Quando Veríssimo morreu, Carlos Drummond de Andrade lhe escreveu um poema elegíaco, disponível na biografia deste autor.
7. Muito da biografia de Veríssimo se confunde com sua obra: seu tio Nestor e seu pai Sebastião inspiraram Toríbio e Rodrigo Terra Cambará de O Tempo e O Vento, e alguns episódios de sua vida encontram-se nas vidas de Vasco, Eugênio e Floriano, esse último uma alma gêmea filosófica do autor.
8. Veríssimo era apaixonadíssimo por Portugal.
9. A sua obra que menos gosta é Saga. Ele considerava que um homem como Vasco Bruno jamais faria o que fez no final da história.
10. Tibicuera, herói de um de seus livros infantis, é o apelido pelo qual sua mãe o chamava. FEITO POR:DEWTON NAILEN E CRISTIAN DA SILVA

Lara Marques disse...

Érico Verissimo
O escritor brasileiro nasceu em Cruz Alta, interior do Rio Grande
do Sul ,em 17/12/1905,filho de farmaceutico Sebastião Verissimo e da dona-de-casa Alegahy Lopes Verissimo,ambos tradicionais familiares gauchas.
O planos do pais para filho Erico eram que fosse estudar na Unoversidade de Edim Burgo ,na Escocia.Mas guando chegar aos 18 anos, a situaçao financeira da família é grave.Dona Alegahy
Lopes começou a trabalhar, costurando para foram, eo jovem Erico vai para Porto Alegre estudar no colégio Cruzeiro do Sul.Quando retorna a Cruz Alta,começa a trabalhar num armazém.Depois em um banco, onde consegue guardar uma uma quantia razoavel para tornar-se
socio de uma farmácia.
Isadora e Jésica

Lara Marques disse...

Érico Verissimo
O escritor brasileiro nasceu em Cruz Alta, interior do Rio Grande
do Sul ,em 17/12/1905,filho de farmaceutico Sebastião Verissimo e da dona-de-casa Alegahy Lopes Verissimo,ambos tradicionais familiares gauchas.
O planos do pais para filho Erico eram que fosse estudar na Unoversidade de Edim Burgo ,na Escocia.Mas guando chegar aos 18 anos, a situaçao financeira da família é grave.Dona Alegahy
Lopes começou a trabalhar, costurando para foram, eo jovem Erico vai para Porto Alegre estudar no colégio Cruzeiro do Sul.Quando retorna a Cruz Alta,começa a trabalhar num armazém.Depois em um banco, onde consegue guardar uma uma quantia razoavel para tornar-se
socio de uma farmácia.
Isadora e Jésica

Lara Marques disse...

erico verissimo
nasceu em cruz alta no dia17 de dezembro de1905,filho desebastiao verissimo da fonseca abregahi lopes verissimo
inicia seus estudos em 1912 frequentemente simultaniamente ocolegio elementar .
venancio aires da quela cidade,e aula mista particular, margarida pardellas.
o que faz nas horas vagas!
nas horas vagas vai ao cinema biográfico .ideal ou nas horas vagas tambem ve passar o tempo na farmacia de seus pais.
seu primeiro livro foi Cllarissa em homenagem a sua filha .
quando morreu ??
o escritor erico verissimo morreu no dia 28/11/75.

Texto elaborado por Thais e Andreza